Pedido de Consulta
A Terapia Psicomotora para crianças é uma forma de terapia que utiliza atividades divertidas e movimento para ajudar os mais pequenos a crescerem felizes e saudáveis.
O terapeuta observa como a criança se move, interage com o ambiente e expressa as suas emoções através do corpo. Com base nessas observações, é criado um ambiente terapêutico que permita à criança desenvolver-se na sua globalidade, onde afeto, cognição e expressão motora atuam e são compreendidos de uma forma integrada.
O objetivo da Terapia Psicomotora é ajudar a criança a desenvolver uma melhor consciência corporal, autoestima e habilidades sociais, contribuindo para um desenvolvimento saudável e equilibrado. Esta abordagem terapêutica pode ser útil no tratamento de uma variedade de dificuldades, como problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, distúrbios emocionais e distúrbios do desenvolvimento.
Durante a sessão, a criança vai explorar uma variedade de atividades divertidas, como o jogo sensório-motor, jogo simbólico ou jogo de representação. Pode ser que ele salte, corra, equilibre-se ou dance. Estas formas de jogo, aliadas à atividade espontânea, permitem-lhe comunicar e elaborar o seu mundo interior e as relações que vive com o envolvimento.
Assim sendo, enquanto brinca, o terapeuta está sempre atento aos movimentos e às expressões da criança, ajudando-o a compreender e a expressar as suas emoções de uma forma saudável e positiva.
O Psicomotricista investe também o seu próprio corpo no processo terapêutico, permitindo o desenvolvimento de um diálogo corporal (tónico, postural, gestual e emocional) com a criança. Desta forma, funciona também como um espelho das suas ações, ajudando-a a dar-lhes significado, transformá-las e encontrar prazer no brincar e na relação com o outro.