Pedido de Consulta
Infância e Juventude
A ansiedade na adolescência é cada vez mais comum em contexto clínico. Como podemos defini-la?
A ansiedade é uma emoção normal e que toda a gente em algum momento da sua vida já a experienciou. Por isso, é importante destacar, que a ansiedade que experienciamos de forma ocasional, faz parte do desenvolvimento infantil normal. Esta é caracterizada por momentos de maior tensão, preocupação e insegurança maioritariamente acompanhada de alterações físicas (ex: aumento da frequência cardíaca, suores, tremores, tonturas). Contudo, quando a ansiedade se torna persistente e interfere no funcionamento diário da criança ou do adolescente, causando desta forma sofrimento, poderá ser indicativa de que precisamos de ajuda de um profissional de saúde.
- Deixamos algumas manifestações de ansiedade mais comuns em crianças e adolescentes:
Se é mãe ou pai, e identifica que o seu filho/a apresenta alguns destes sintomas de ansiedade, poderá solicitar uma consulta com um profissional de saúde no Centro Impacto, através do nosso site. Recordamos a importância de identificar e tratar precocemente de forma a que possamos ajudar o seu filho/a a crescerem de forma mais saudável reduzindo o impacto negativo da ansiedade nas suas vidas.
Saúde Mental e Bem Estar
É fundamental salientar a importância de uma intervenção que combine diferentes processos de intervenção terapêutica, como por exemplo, a intervenção psicológica e a intervenção psicossocial/psicoeducativa.
Ler ArtigoSaúde Mental e Bem Estar
"Estes sintomas interferem significativamente no funcionamento ... principalmente quando é esperado um comportamento dito adequado."
Ler ArtigoSaúde Mental e Bem Estar
É o profissional, na área da Motricidade Orofacial, que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção das alterações que afetam as diferentes áreas do sistema estomatognático como a respiração, fala, mastigação e deglutição.
Ler Artigo