Noticias

Ateliê das Emoções & Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura

Rita Oliveira Santos

Jovens envolvidos no projecto Ateliê das Emoções

O Centro Impacto, esteve envolvido num projeto em conjunto com a Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura. Este projeto designado “Ateliê das Emoções” contou com grupos de crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, durante um período de 9 meses. Este projeto, tinha como objetivo, as crianças e jovens que dele integrassem tomarem consciência dos sentimentos e da sua expressão corporal, aprendendo estratégias de gestão emocional assim como técnicas de relaxamento. O Ateliê das Emoções permitiu um crescente ao nível do desenvolvimento pessoal, uma vez que, foram trabalhadas competências de reflexão, de gestão de conflitos, trabalho de equipa, empatia, confiança e literacia emocional, através do jogos e atividades lúdicas. 

Um dos maiores desafios neste projeto, foi a resistência sentida pelos jovens, por haver alguma dificuldade em confiar nos técnicos na área da psicologia, uma vez que, estes traziam crenças negativas acentuadas nomeadamente sobre o papel do psicólogo (por exemplo, atender apenas pessoas com patologias graves) ou sobre a sua ética relativamente ao sigilo. Apesar dessa resistência inicial, à  medida que o projeto foi decorrendo, as psicólogas foram esclarecendo estas percepções, foram-lhes dadas provas da conduta ética prevista pelos técnicos e foram criados laços emocionais, verificando-se um envolvimento maior, de mais partilha dos seus interesses e necessidades pessoais e maior respeito. 

Ao longo do projeto, fomos percebendo a importância e o impacto deste, através de uma maior procura por parte das crianças de um momento para a partilha das suas emoções e dificuldades no dia-a-dia tanto em contexto familiar como escolar. Assim, consideramos estas ferramentas necessárias para o presente dia-a-dia das crianças e jovens, assim como para as suas relações futuras.

Artigos recentes

Ver todos os artigos

Criança e adulto a sentados no chão a olharem um para o outro

Parentalidade

Autismo: “Eu Estrou Aqui e Vejo-te” - Como Criar Relações Afetivas Com a Criança?

"Em consulta, são muitos os pais que relatam sentir dificuldade em criar uma conexão com a sua criança e fomentá-la."

Ler Artigo
Quatro tubos sensoriais

Educação e Aprendizagem

Tubos Sensoriais nas consultas com crianças

"Na consulta pretendemos despertar a curiosidade, a imaginação, a flexibilidade no pensamento..."

Ler Artigo
Rapaz a segurar a cabeça com um sobrecarga sensorial

Saúde Mental e Bem Estar

TOURETTE: Muito mais do que tiques

Sim, é verdade que qualquer pessoa pode experienciar tiques ao longo do seu percurso de vida, mas será que todas essas pessoas vão ter tiques que não lhes permitem adormecer?

Ler Artigo