Infância e Juventude

Bússolas da adolescência

Um jovem de mochila às costas, a caminhar no meio de uma estrada

A adolescência é uma espécie de ponte do desenvolvimento em que passamos de uma fase de absorção dos conteúdos da vida para a fase de aplicação dos conhecimentos obtidos. Grande parte da estrada é passada no contexto escolar, onde se cruzam com o conhecimento teórico, as experiências sociais e pela expectativa que os adultos, especialmente os pais, constroem relativamente à sua prestação que determinará a qualidade do futuro dos seus jovens filhos.

 

Afinal, quais as bússolas da adolescência?

Dois dos aspetos basilares da adolescência são as escolhas que são tomadas e os objetivos que desejam cumprir. São estes alguns dos aspetos que irão influenciar o seu compromisso com o futuro e impactar na sua identidade. E apesar dos grupos de amigos serem, também nesta fase muito importantes para encontrarem o seu lugar social, há uma tendência para a competitividade e individualismo como forma de “ser o melhor em tudo o que faz”.

A bússola que ajuda na construção da identidade, mas como?

Neste momento de formação da identidade, é potenciada a capacidade de planear e de projetar-se no futuro, ficando cada vez mais complexo e presente no seu dia-a-dia o cumprimento dessa missão pessoal. Nela irá refletir-se os seus objetivos, planos e valores, aspetos centrais para o seu meio ambiente e para responder à pergunta “quem sou”.

E como é gerado o compromisso nos seus objetivos de vida?

A capacidade de assumir um compromisso consigo próprio pode variar entre uma exploração ativa das diferentes opções do futuro, ou por outro lado, ou uma forma menos saudável, por se caracterizar pela preocupação excessiva e incerteza. E isso tudo isto dependerá da confiança depositada nesses planos e impactar no seu sentido de vida.

Como gerar essa confiança?

Tem vindo a ser percebido como uma vantagem para alcançar o sucesso é a ligação entre consciência, extroversão e abertura. O que nos indica que a exploração pessoal, de uma forma apoiada e mais clara, contribui para que o processo de crescimento pessoal e identitário seja mais tranquilo e, ao mesmo tempo, mais firme. E aqui, a psicologia e o coacging infanto-juvenil ajudam a apoiar através de desenvolvimento pessoal e definição de objectivos concretos e claros.

E quando não corre tudo bem?

Apesar dos efeitos positivos de um envolvimento proativo no delinear do futuro no próprio adolescente, em que está ativamente a traçar o seu caminho e a defini-lo de acordo com a sua essência, é importante não descurar as consequências negativas que poderão surgir durante o processo, como o potenciar de sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. É preciso estar atendo e, acima disso, encontrar uma forma de fazer esta jornada de forma saudável com a ajuda de um psicólogo.

Se está a precisar de orientação, para si ou para o seu filho, contacte-nos e marque uma consulta. Juntos iremos encontrar a solução que mais se adequa à sua situação.

Referências:

Negru-Subtirica, Pop, Damian, & Stoeber: The Very Best of Me: Longitudinal Associations of Perfectionism and Identity Process In Adolescence. Child Development, September/October 2021, Volume 92, Number 5, Pages 1855-1871

Artigos recentes

Ver todos os artigos

Imagem em feltro de menino sozinho no natal numa casa dividida

Parentalidade

O Primeiro Natal Após o Divórcio dos Pais

O divórcio pode afetar muito o espírito natalício e, por isso importa a forma como os pais lidam e gerem a situação.

Ler Artigo
O jogo Peixinho dos Sentimentos a ser segurado nas mãos de uma criança

Noticias

Peixinho dos Sentimentos

É com muito orgulho que hoje escrevemos sobre o Jogo "Peixinho dos Sentimentos", da nossa fundadora e impulsionadora Nathalie Marques. 

Ler Artigo
Psicóloga a brincar com criança

Artigo de Opinião

Como escolhemos trabalhar com Crianças?

A mente da criança, na sua complexidade, procura apenas a simplicidade do amor, da paz, e da felicidade.

Ler Artigo