Artigo de Opinião

Como escolhemos trabalhar com Crianças?

Nathalie Marques

Psicóloga a brincar com criança

Trabalhar com os mais jovens é uma arte. E escolhemos trabalhar com as crianças com criatividade, com detalhe e com estratégias que sabemos respeitar as suas necessidades, adaptando-nos à sua forma de entender o mundo, de absorver os ensinamentos necessários e crescer com equilíbrio.

Interagir com crianças não se assemelha à forma como criamos laços com os adultos. A palavra espontânea não é a sua principal forma de comunicar, a sua clareza do mundo não é directa, mas sim feita através da forma como o interpreta. Uma interpretação à luz da sua tenra experiência, das suas expectativas inocentes e através da busca de amor e compreensão.

Entender as crianças é uma sinfonia, cheia de instrumentos, em que temos de fechar os olhos para distinguir cada som e compreender o seu significado, o que quer transmitir, qual a emoção que se destaca, qual a necessidade que quer que sejamos capazes de escutar. 

O que entregamos é a nossa atenção plena porque acreditamos que as suas partilhas, silenciosas ou não, são um grito de ipiranga para conseguirem ser felizes e seguirem para o futuro, com a sua melhor versão.  

A mente da criança, na sua complexidade, procura apenas a simplicidade do amor, da paz, e da felicidade. 

E sabe como o fazemos na consulta? Através do brincar, do jogar, do interpretar e do experimentar. Absorvemos cada gesto, registamos cada expressão, validamos as suas dores, conquistas e desejos. Somos incondicionais para eles naquela sala, porque eles são as pessoas mais importantes naquele espaço e tempo. 

Fazemos magia com o diálogo, transformamos com os jogos, descobrem-se na expressão criativa e crescem emocionalmente a cada despedida. 

A consulta de psicologia com crianças é uma arte porque é uma dança perfeita ao som de uma orquestra imperfeita.

 

Se é mãe ou pai e identifica que a sua criança precisa de apoio de um profissional para o ajudar, poderá solicitar o apoio através do nosso formulário. Ficamos à sua espera

Artigos recentes

Ver todos os artigos

Um rapaz numa chuva de medicamentos para a PHDA

Saúde Mental e Bem Estar

A Intervenção Farmacológica na PHDA: Benefícios e Limitações

É fundamental salientar a importância de uma intervenção que combine diferentes processos de intervenção terapêutica, como por exemplo, a intervenção psicológica e a intervenção psicossocial/psicoeducativa.

Ler Artigo
Um rapaz com PHDA com um milhão de coisas a passar na cabeça dele

Saúde Mental e Bem Estar

O que é a PHDA? (Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção)

"Estes sintomas interferem significativamente no funcionamento ... principalmente quando é esperado um comportamento dito adequado."

Ler Artigo
Menina numa sessão de teapia da fala

Saúde Mental e Bem Estar

O papel do Terapeuta da Fala na Ortopedia Funcional dos Maxilares

É o profissional, na área da Motricidade Orofacial, que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção das alterações que afetam as diferentes áreas do sistema estomatognático como a respiração, fala, mastigação e deglutição. 

Ler Artigo