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Educação e Aprendizagem
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção com (PHDA) é uma condição bastante comum que afeta uma boa parte dos estudantes em idade escolar e carrega uma série de problemas tanto para o aluno quanto para o professor. A capacidade de regular adequadamente estes alunos numa sala de aula é, infelizmente, uma capacidade que nem todos os professores e educadores têm a formação ou o knowhow para o fazer.
Nesse sentido, criei este artigo com algumas estratégias básicas e princípios práticos para ajudar um aluno com PHDA.
O primeiro passo é informar-se sobre o PHDA. O conhecimento de como a perturbação se manifesta, com os sintomas de impulsividade, hiperatividade e desatenção, permite que os professores entendam os alunos e ajam a partir disso, adaptando as expectativas e o planeamento da aula.
Mais do que uma criança neurotípica, as crianças com PHDA respondem muito bem a uma rotina que é previsível. Uma atmosfera com regras bem estruturadas, juntamente com um horário para as tarefas diárias, ajuda a diminuir a ansiedade e a contribuir para melhorar a capacidade de atenção. Usem horários e listas de tarefas visuais para orientar os alunos através das atividades agendadas.
É bom dar instruções claras, breves, passo a passo. As crianças com PHDA podem achar difícil seguir instruções detalhadas e longas. Se as tarefas forem difíceis, separe-as em pequenos passos, e é sempre útil verificar com frequência se a criança está a conseguir seguir as instruções.
O reforço positivo é uma ótima estratégia para promover comportamentos desejáveis. Reforce os alunos e recompense-os por se comportarem bem e por seu esforço. Pequenos reforços, como autocolantes, intervalos ou atividades preferidas, também podem ajudar a motivar as crianças a permanecer na tarefa e seguir as regras.
Sabemos que é uma tarefa quase impossível, até porque os alunos se distraem uns aos outros. Mas tente criar um ambiente de sala de aula que esteja livre de distrações. Sente os alunos com PHDA longe de janelas e portas e mais perto de si mesmo, onde está a ensinar.
Crianças com PHDA não conseguem ficar paradas e focadas por longos períodos de tempo. Quebre o trabalho em pequenas sessões com intervalos para o movimento. As mini pausas que ocorrem entre uma tarefa e outra são ótimas para liberar a pressão do excesso de energia e para manter o foco.
A implementação destas estratégias fará uma grande diferença nos resultados e no bem-estar dos alunos com PHDA e ajudará a criar uma aula mais inclusiva e produtiva.
Pequenas estratégias podem passar por colocar um elástico na cadeira, ter uma bola do tipo “antistress”, um caderno para riscar… na verdade, o que a criança disser que resulta para ela.
Se estão a precisar de ajuda, contacte-nos e marque uma consulta. Juntos iremos encontrar a solução que mais se adequa à sua situação.
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