Pedido de Consulta
Parentalidade
O Natal é uma experiência com um significado e impacto importante para as famílias. No entanto, o divórcio pode afetar muito o espírito natalício e, por isso importa a forma como os pais lidam e gerem a situação.
Em primeiro lugar, é crucial normalizar a situação, e a partir deste momento encarar o Natal na perspetiva da existência de 2 famílias e 2 casas. O processo de divórcio não é linear, e quando existem filhos em comum este é um processo ainda mais vincado de avanços e recuos. Ainda assim, os pais devem sempre reforçar a ideia de que o divórcio é conjugal, e nenhum deles se divorciou do seu/sua filho/a.
De forma a facilitar esta fase vincada de muitas mudanças, deixamos algumas sugestões:
Criar momentos de partilha com os seus filhos
Alternar entre a noite de 24 e o dia de 25
Criação de novas tradições
Manter o contacto com o progenitor ausente
Não compensar a situação com prendas
O que mais importa é que todos se mantenham empenhados em assegurar o bem-estar das crianças e que continuam a existir as tradições que já faziam parte da sua rotina das crianças. Ainda que, com a periodicidade adaptada à nova realidade e/ou com os devidos ajustes.
Saúde Mental e Bem Estar
É fundamental salientar a importância de uma intervenção que combine diferentes processos de intervenção terapêutica, como por exemplo, a intervenção psicológica e a intervenção psicossocial/psicoeducativa.
Ler ArtigoSaúde Mental e Bem Estar
"Estes sintomas interferem significativamente no funcionamento ... principalmente quando é esperado um comportamento dito adequado."
Ler ArtigoSaúde Mental e Bem Estar
É o profissional, na área da Motricidade Orofacial, que atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção das alterações que afetam as diferentes áreas do sistema estomatognático como a respiração, fala, mastigação e deglutição.
Ler Artigo