Pedido de Consulta
Noticias
É com muito orgulho que hoje escrevemos sobre o Jogo "Peixinho dos Sentimentos", da nossa fundadora e impulsionadora Nathalie Marques.
Este jogo nasce da experiência ao longo dos anos num protótipo alternativo. A intenção foi sempre a mesma, com o fim de atingir os objetivos das consultas e dos planos definidos para cada criança e jovem, para o seu desenvolvimento pessoal.
Independente das gerações terem mudado, dos diferentes perfis dos miúdos e das idades díspares, foi sempre um jogo com sucesso. E o sucesso significa que aderiram ao momento de jogo com entusiasmo e responsabilidade, que expressaram os seus sentimentos, e que ficamos a conhecer melhor as suas questões do dia-a-dia e por dentro, no seu mundo interno.
Apesar de ter sido criado, inicialmente, para o contexto da consulta de psicologia, rapidamente foi percebido o seu valor para levar um pouco do trabalho das sessões para casa. E por isso, recomendamos que usem este recurso para despoletar diálogos de proximidade, partilhas íntimas e, desta forma, criar a oportunidade de proporcionar um lugar seguro e acolhedor, entre todos.
É um jogo acessível para pessoas de diferentes idades e, além disso, destaca-se pelo seu equilíbrio entre simplicidade e profundidade. Permite diversão, mas, ao mesmo tempo, aprendizagens importantes sobre a gestão das emoções. Isto é possível porque nomeiam e reconhecem sentimentos, o que desenvolverá uma maior inteligência emocional, assim como a oportunidade de adotar comportamentos saudáveis.
Durante o jogo, os participantes são desafiados a agrupar cartas que representam diferentes sentimentos (22 sentimentos), como alegria, tristeza, coragem, frustração mas também outras mais atrevidas como paixão, humilhação ou incompreensão. A cada grupo de cartas de um sentimento formado, é-lhes pedido para partilhar momentos em que os experienciaram na sua vida. E puff, faz-se a magia de viajar pelo mundo dos sentimentos, sem conversas diretas que podem tornar-se constrangedoras ou num monte de nada.
Assim, o "Peixinho dos Sentimentos" é muito mais do que um simples jogo. É uma ferramenta transformadora que, de forma divertida, promove a literacia emocional, o estreitamento de laços afetivos e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Seja em casa, na escola ou em contextos terapêuticos, este jogo oferece uma experiência rica e envolvente para todos, incentivando à reflexão e às partilhas para maior autoconhecimento e bem-estar emocional.
Por isso, deixamos esta nossa recomendação que poderão encontrar em https://ideiascomhistoria.pt/collections/jogos-de-cartas/products/peixinho-dos-sentimentos
Parentalidade
O divórcio pode afetar muito o espírito natalício e, por isso importa a forma como os pais lidam e gerem a situação.
Ler ArtigoNoticias
É com muito orgulho que hoje escrevemos sobre o Jogo "Peixinho dos Sentimentos", da nossa fundadora e impulsionadora Nathalie Marques.
Ler ArtigoArtigo de Opinião
A mente da criança, na sua complexidade, procura apenas a simplicidade do amor, da paz, e da felicidade.
Ler Artigo