Pedido de Consulta
Infância e Juventude
A sociedade procura compreensão e respostas para a complexidade do comportamento humano, recorrendo muitas vezes a rótulos e diagnósticos, como a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Embora essas designações possam oferecer explicações para determinados comportamentos, é vital refletir sobre os potenciais malefícios que os rótulos podem ter na vida de crianças e jovens.
Exploremos as dificuldades enfrentadas por aqueles que carregam o rótulo de PHDA:
Embora a identificação de critérios para o PHDA possam fornecer uma explicação inicial para certos comportamentos, é crucial reconhecer os desafios que surgem da aplicação desses rótulos. A estigmatização, expectativas reduzidas e pressões externas podem ter efeitos prejudiciais na vida académica e quotidiana das crianças e jovens. Como sociedade, é imperativo adotarmos uma abordagem mais holística, reconhecendo a individualidade de cada pessoa e evitando a limitação que os rótulos podem impor. Ao fazê-lo, contribuímos para um ambiente mais inclusivo e propício ao desenvolvimento saudável de todas as crianças e jovens.
No Centro Impacto reconhecemos a importância de idendificar se as crianças e jovens apresentam critérios que possam apontar para o PHDA. No entando, não promovemos que seja visto como um rótulo. Importa sim identificar as questões que necessitam ser trabalhadas e potenciar essas competências.
Se estão a precisar de ajuda, contacte-nos e marque uma consulta. Juntos iremos encontrar a solução que mais se adequa à sua situação.
Parentalidade
"Em consulta, são muitos os pais que relatam sentir dificuldade em criar uma conexão com a sua criança e fomentá-la."
Ler ArtigoEducação e Aprendizagem
"Na consulta pretendemos despertar a curiosidade, a imaginação, a flexibilidade no pensamento..."
Ler ArtigoSaúde Mental e Bem Estar
Sim, é verdade que qualquer pessoa pode experienciar tiques ao longo do seu percurso de vida, mas será que todas essas pessoas vão ter tiques que não lhes permitem adormecer?
Ler Artigo