Infância e Juventude

PHDA: A importância de identificar e os perigos de rotular!

Nathalie Marques

Rapaz a segurar um cartaz com a sigla PHDA

A sociedade procura compreensão e respostas para a complexidade do comportamento humano, recorrendo muitas vezes a rótulos e diagnósticos, como a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Embora essas designações possam oferecer explicações para determinados comportamentos, é vital refletir sobre os potenciais malefícios que os rótulos podem ter na vida de crianças e jovens.

Exploremos as dificuldades enfrentadas por aqueles que carregam o rótulo de PHDA:

  1. Estigmatização e Estereótipos:
    • O rótulo de PHDA frequentemente acarreta estigmatização, levando a estereótipos que limitam a perceção dos outros sobre as capacidades da criança ou jovem.
    • O estigma pode resultar em tratamento diferenciado por parte de colegas e professores, afetando a autoestima e o desenvolvimento socioemocional.
  2. Expectativas Reduzidas:
    • As expectativas académicas muitas vezes são reduzidas para aqueles rotulados com PHDA, resultando em oportunidades limitadas para demonstrar o seu verdadeiro potencial.
    • Este fenómeno pode criar um ciclo negativo, onde a criança ou jovem internaliza a ideia de que não é capaz de alcançar sucesso académico.
  3. Necessidade de Adaptações Ignoradas:
    • A falta de compreensão sobre as necessidades específicas associadas ao PHDA pode resultar na ignorância de adaptações necessárias na sala de aula e em casa.
    • Estratégias de ensino que poderiam beneficiar o aluno podem ser negligenciadas, prejudicando o seu desempenho escolar.
  4. Rótulos Redutores de Identidade:
    • O rótulo de PHDA pode tornar-se uma parte dominante da identidade da criança ou jovem, reduzindo-os a uma única faceta da sua personalidade.
    • Isso pode limitar a perceção das próprias capacidades e limitar as aspirações de vida.
  5. Pressões e Expectativas Externas:
    • Pais e educadores muitas vezes enfrentam pressões para "corrigir" ou "normalizar" o comportamento associado ao PHDA, o que pode levar a intervenções excessivas e desajustadas.
    • As expectativas externas podem criar um ambiente de constante avaliação e correção, impactando negativamente o bem-estar emocional.

Embora a identificação de critérios para o PHDA possam fornecer uma explicação inicial para certos comportamentos, é crucial reconhecer os desafios que surgem da aplicação desses rótulos. A estigmatização, expectativas reduzidas e pressões externas podem ter efeitos prejudiciais na vida académica e quotidiana das crianças e jovens. Como sociedade, é imperativo adotarmos uma abordagem mais holística, reconhecendo a individualidade de cada pessoa e evitando a limitação que os rótulos podem impor. Ao fazê-lo, contribuímos para um ambiente mais inclusivo e propício ao desenvolvimento saudável de todas as crianças e jovens.

No Centro Impacto reconhecemos a importância de idendificar se as crianças e jovens apresentam critérios que possam apontar para o PHDA. No entando, não promovemos que seja visto como um rótulo. Importa sim identificar as questões que necessitam ser trabalhadas e potenciar essas competências.

Se estão a precisar de ajuda, contacte-nos e marque uma consulta. Juntos iremos encontrar a solução que mais se adequa à sua situação.

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