Educação e Aprendizagem

Tubos Sensoriais nas consultas com crianças

Nathalie Marques

Quatro tubos sensoriais

Desafiamos as crianças e jovens a mostrarem-nos como a sua criatividade é despertada com os tubos sensoriais da Ale-Hop. Fomos surpreendidos com a criação de cenários, de joalharia e acessórios, imagens, objetos complexos e até transmitir mensagens de amor: - este coração é para ti, mãe!

A criatividade não é uma competência apenas aplicada à arte, mas em todos os aspetos da vida, nomeadamente para encontrar soluções menos comuns e, assim, resolver problemas do dia-a-dia, ultrapassar obstáculos e contornar limitações pessoais. É ainda uma capacidade de conceber ideias e coisas novas, originais e práticas, através da combinação ou reorganização de informações de forma inovadora.

Além disso, é importante para o progresso e sucesso escolar, uma vez que permite potenciar a sua aprendizagem, por ajudar a encontrar soluções mais eficazes, métodos mais adequados e permitir que se destaque por potenciar as suas qualidades.

Em psicologia, desenvolver a capacidade dos mais jovens é uma das prioridades na consulta pela sua importância para alcançar os objetivos definidos no plano de terapia. Na consulta pretendemos despertar a curiosidade, a imaginação, a flexibilidade no pensamento, a disposição para arriscar e a habilidade de ver conexões entre conceitos aparentemente não relacionados.

A forma como utilizamos este material na consulta pode ser variado, nomeadamente por iniciativa do psicólogo quando pretende desencadear os conceitos que planeia trabalhar, ou, por exemplo, deixar disponível na sala de consulta, acessível, para que possam recorrer a ele de forma espontânea, e poder expressar-se naturalmente, permitindo ao mais novos desenvolver capacidades pessoais e ao técnico observar.

E é assim que por aqui fazemos magia, com materiais a servirem de mediadores para alcançar o melhor deles, dos nossos miúdos.

 

Um especial agradecimento à Ale-Hop pelas prendas!

Artigos recentes

Ver todos os artigos

Criança e adulto a sentados no chão a olharem um para o outro

Parentalidade

Autismo: “Eu Estrou Aqui e Vejo-te” - Como Criar Relações Afetivas Com a Criança?

"Em consulta, são muitos os pais que relatam sentir dificuldade em criar uma conexão com a sua criança e fomentá-la."

Ler Artigo
Quatro tubos sensoriais

Educação e Aprendizagem

Tubos Sensoriais nas consultas com crianças

"Na consulta pretendemos despertar a curiosidade, a imaginação, a flexibilidade no pensamento..."

Ler Artigo
Rapaz a segurar a cabeça com um sobrecarga sensorial

Saúde Mental e Bem Estar

TOURETTE: Muito mais do que tiques

Sim, é verdade que qualquer pessoa pode experienciar tiques ao longo do seu percurso de vida, mas será que todas essas pessoas vão ter tiques que não lhes permitem adormecer?

Ler Artigo